sábado, 14 de maio de 2011

Planos das operadoras - "Controle"

UPDATE(11/7/14): uma tabela atualizada de pacotes de internet está disponível no http://insiraficha.com/internet

UPDATE(18/3/12): a essa hora o post já deve estar desatualizado.
Veja também os posts sobre planos pré, pós e internet 3G.

Continuando a série de posts sobre os planos das operadoras, agora os planos "Controle". Coloquei entre aspas porque na verdade são planos pós com franquia em reais e conta fixa, apesar de às vezes nem o pessoal das operadoras saber direito onde enfiar esse plano.

Como já é de praxe, uma tabela:

UPDATE(7/7/11): a Claro adicionou mais opções de pacotes de internet para o plano Controle.
A Vivo aparentemente também vai oferecer internet para o plano Controle, mas o link no site atualmente está quebrado.


A Oi ficou sem preço do SMS porque não encontrei no site.

Como aqui tem menos opções e complicações, vou fazer uns comentários.
Todos os planos bloqueiam gastos após o fim da franquia até o fim do ciclo e todos aceitam recargas de pré para continuar o uso.
Pra começo de conversa, FUJA do plano da Vivo. O minuto é caro, não tem opção de internet pré(mais em seguida) e tem menos serviços que o pré.
Fui cliente Vivo Controle da metade de 2008 até a metade de 2009(maldito contrato de 1 ano) e posso dizer algumas coisas: não tem internet pré, tinha que pagar preço de WAP(uns 7 centavos POR KB), tem menos serviços disponíveis, poucas promoções e a Vivo recusa a fornecer mensalmente a fatura detalhada.
Não sei se mudaram algumas dessas coisas de lá pra cá, mas quando fui cliente era assim.
O que garanto que mudou é que agora o Programa de Pontos da Vivo aceita clientes controle, diferente de quando fui cliente.
O plano da TIM é bem interessante se seus contatos forem TIM, mas o minuto custa menos no pré-pago deles. Como a TIM não tem programa de fidelidade nem subsidia muito os aparelhos, acho mais vantajoso o plano pré deles. Além disso(experiência própria) a análise de crédito da TIM é muito rigorosa, talvez você vá para a loja e saia sem plano.
O plano da Oi é interessante pra quem quer um plano com pagamento mensal baixo, e tem o minuto com preço razoável. Mas aparentemente só aceita pagamentos na fatura do cartão, o que exclui possíveis clientes.
Minha recomendação é o plano da Claro. Minuto mais em conta, internet avulsa por preço "normal"(4/MB invés de preço de WAP), Claro Clube(programa de fidelidade, inclusive com alguns descontos em estabelecimentos e cinema) e tem algumas opções de valores, pra se ajustar em diferentes necessidades. E se você quer um aparelho novo, a Claro subsidia aparelhos e faz algumas ofertas se você já é cliente da concorrente.
Importante destacar algumas ofertas: a Vivo oferece quase 30% de desconto por 1 ano na contratação do plano sem aparelho subsidiado(R$24,89 por mês). Nessa oferta o plano da Vivo se torna bastante vantajoso, mais que o da Claro. Se você não for usar muito além da franquia(com recargas), não vale à pena pois o excedente continua com o valor alto.
A Claro oferece pra todos os planos pós para celular 20% de desconto por 1 ano sem aparelho subsidiado. Assim o plano de 35 ficaria por 28 reais. Nesse caso o plano é menos vantajoso que o da Vivo.
A TIM oferece desconto (de 32 para 27) por 1 ano.
Agora uma breve análise sobre as (poucas) opções de internet para esses planos.
Na Vivo, nada. Só pagamento avulso ou a promoção Vivo ON. Não sei se a Vivo continua cobrando valor WAP para esse plano ou se dá pra usar por preço avulso(4,90/MB).
Na Claro, as opções são pagar avulso(R$4/MB) ou um pacote relativamente caro de 40MB por 19,90, e com a séria limitação de não existir nenhuma forma de excedente. Quando esse pacote é consumido todo o tráfego de dados é bloqueado até o fim do ciclo.
Na TIM existe o famoso Infinity Web, 0,50 por dia para 10MB/dia, 300MB/mês à 300Kbps, após 50Kbps.
Além disso, existem alguns pacotes por dia, semana e mês, que não vou detalhar aqui.

Um detalhe importante na hora de contratar é verificar como funcionam os ciclos de faturamento na sua operadora.
Quando eu era Vivo Controle, o ciclo era fechado na data que fechava 1 mês da data da contratação, mas a franquia é creditada no vencimento da conta. Dependendo do vencimento escolhido, a emissão da conta pode ocorrer próxima demais do vencimento.
Na Claro os ciclos tem data fixa. Não tenho uma tabela, mas as lojas tem. Para o vencimento no dia 5 o fechamento e o crédito da franquia é no dia 17. Isso pode causar 2 franquias creditadas em dias próximos na contratação, mas as faturas virão sempre com o valor contratado. Isso também pode causar uma demora entre faturas.

Em resumo, o melhor plano Controle é da Claro. Caso queira contribuir, seja bem vindo nos comentários.
Aguarde, em breve, mais análises de planos.