sábado, 26 de abril de 2014

iPhone 5 e LTE no Brasil: Not gonna happen

Uma das perguntas que a maioria das pessoas faz sobre o iPhone 5 é: "Funciona em 4G no Brasil?". A resposta é bem simples: NÃO. Nenhum dos modelos atuais de iPhone opera em LTE na banda 7(2500-2690 FDD), por que na época do lançamento existiam poucas redes funcionando nesta frequência no mundo,e as nossas nem estavam ligadas ainda(fora a da Sky). Muitas pessoas fazem mimimi por que o Brasil mais uma vez "reinventou a roda", sem saber do que estão falando. A banda 7 foi padronizada pelo ITU, a Anatel apenas seguiu a recomendação, aproveitando uma faixa que estava para ser liberada, e que hoje está em uso em vários outros países.

Muito se fala também do futuro leilão de 700Mhz, que teoricamente tornaria nossas redes compatíveis com o iPhone 5. Tire seu cavalo da chuva, por que isso não vai acontecer. Ambos os modelos de iPhone 5 usam bandas que seguem a canalização americana, mas o Brasil vai utilizar a canalização da região Ásia-Pacífico(APT), que é mais organizada, faz mais sentido tecnicamente e aproveita melhor o espectro. Essa imagem do Wikimedia Commons explica visualmente:



A única chance de um iPhone 5 operar em LTE no Brasil é se ele for um modelo A1429(Verizon, europeus) e se alguma operadora resolver utilizar LTE bandas 1 ou 3, seja pra aumentar a capacidade ou falta de opção(caso das nanicas CTBC, Sercomtel e da Nextel). Inclusive, a Nextel deve lançar LTE esse ano no RJ, na banda 3 ao que tudo indica)
UPDATE: a rede 4G LTE da Nextel já está no ar no Rio de Janeiro e ela funciona na banda 3(1800Mhz). Se você tem um A1429 no RJ, deve funcionar.

UPDATE 2(2017): TIM, Vivo, Claro (e talvez a Oi) já tem redes em banda 3 ativas por aí.

Resumo da ópera: você quer um iPhone pra usar LTE? Compre um 5c ou 5s compatível(modelos dos EUA não servem).

Entendendo a sopa de números: Banda 1: 1900/2100, que se usa hoje pra 3G. Banda 3: 1800Mhz, usada pra GSM no Brasil. Banda 7: banda leiloada em 2012 pra LTE, também conhecida como IMT-E ou IMT Extension band.

ImagemCreative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Alexanderkonst  
Mais fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/E-UTRA#Frequency_bands_and_channel_bandwidths