sábado, 1 de julho de 2017

O curioso caso do modem Telsec TS-1K6

(se você está procurando como fazer esse modem funcionar no Mac, você quer isso)

O Telsec TS-1K6, ou também conhecido como Quanta 1K6E ou alguma variação disso, tem alguns segredinhos interessantes.

Tipo o layout interno dele lembrar muito o de um Android(provavelmente roda uma versão reduzida) https://twitter.com/evefavretto/status/881311724183461888

Ou o fato de que você pode ativar as portas de modem/diagnóstico/ADB(!) com uma URL (192.168.225.1/cgi/hostless_debug_enable.cgi). E note que a porta de diagnóstico permite que ele seja usado com os softwares de diagnóstico da Qualcomm(QPST/QXDM)!!!

Algumas dessas informações eu encontrei pesquisando pelo nome Quanta 1K6E, que resultaram num modelo similar usado pela Beeline, operadora russa. Curiosamente, esse modem da Beeline (laranja) parece ser um dos modems vulneráveis nesse estudo http://blog.ptsecurity.com/2015/12/critical-vulnerabilities-in-3g4g-modems.html.

Enfim, se você quiser se divertir com seu modem, aqui estão os links pros drivers(incluindo os de diag, se eu não mandei o arquivo errado) e pra uma imagem de um instalador que estava dentro de um dos arquivos de update. Esse instalador, quando usado no Windows 8/10, faz o modem trocar pro modo nativo de modem do Windows, aonde o Windows gerencia ele.

Eu poderia falar um pouco mais, mas estou com preguiça de escrever.